Fisioterapia - Tratamento Síndrome do Imobilismo

Saiba mais sobre Síndrome do Imobilismo

Síndrome do Imobilismo | Central da FisioterapiaA Síndrome do Imobilismo ocorre quando o paciente fica muito tempo na cama. A situação começa a tomar dimensões irreparáveis a partir do momento em que o período de repouso se torna um estado de imobilidade, agravando-se para o estado de decúbito prolongado, no qual o quadro clínico do paciente se torna irreversível, em algumas situações. A Fisioterapia auxilia pessoas que estão com a mobilidade comprometida, fazendo com que ela retome de forma parcial ou total seus movimentos, recuperando a qualidade de vida.

 

Causas

As causas para a Síndrome do Imobilismo estão ligadas a quantidade de tempo em que a pessoa fica acamada. Muito comum em leitos de hospital, os pacientes podem apresentar os mais variados tipos de problemas. A problemática para quem está com essa síndrome pode variar de acordo com a quantidade de tempo em que está estática. Poucos dias de cama é caracterizado como simples repouso, que não afeta a condição física do indivíduo. Após esse período, a condição da pessoa é de imobilidade no significado mais claro da palavra. Quando se estende, tecnicamente o paciente está em estado de decúbito, no qual pode apresentar problemas circulatórios, dermatológicos, respiratórios, neuromioarticulares e até mesmo psicológicos.

 

Sintomas

O maior prejuízo ocorre principalmente nos músculos localizados na região inferior do corpo e também lombar. Além disso, quanto maior o período de imobilidade, mais força muscular é perdida. Mas os sintomas também podem variar, dependendo de quanto tempo o paciente está imóvel, podendo apresentar comprometimento da irrigação sanguínea muscular, diminuição da síntese proteica, atrofia das fibras musculares, falta de coordenação gerada pela fraqueza muscular generalizada, entre outros.

As contraturas também são outro efeito da síndrome, que atinge especialmente as articulações, fazendo com que seja impossibilitado o movimento nas regiões danificadas. Mas um dos problemas que coloca a vida do indivíduo em risco é quando o sistema respiratório sofre pela imobilização.

 

Tratamento

A fisioterapia oferece uma gama de tratamentos cuja finalidade é fazer com que o acometido recupere sua capacidade motora para realizar as atividade do cotidiano. Os tratamentos fisioterápicos de pacientes com imobilização prolongada podem ser por meio de estimulação a movimentos; promoção a um padrão respiratório mais eficaz; redução da dor; entre outros que possam se apresentar durante o estado de incapacidade. 

 

Central da Fisioterapia para Síndrome do Imobilismo

A Central da Fisioterapia conta com profissionais da área ortopédica e respiratória que auxiliam pessoas que estejam com a Síndrome do Imobilismo. Nossos fisioterapeutas tratam em domicílio, com a finalidade de promover uma recuperação ágil e eficaz, em que são levados os devidos aparelhos, sem que o paciente tenha que se preocupar em realizar longos percursos. Para saber mais sobre nossos atendimentos, entre em contato com nossos atendentes e agende uma pré-consulta.

 

O que oferecemos nos tratamentos de Síndrome do Imobilismo:

  • Atendimento Domiciliar;
  • Levamos Equipamentos na sua Residência;

  • Fisioterapeutas Especializados;
  • 15 anos de Experiência Domiciliar;

Entre em contato, retornamos em até 1 hora

Procura atendimento domiciliar?
Procura atendimento particular?
Prefiro contato por:

Central de Atendimento

Segunda a Sexta das 08:00 às 19:00 e ao Sábados das 08:00 às 17:00