Fisioterapia - Tratamento Entorse nos tendões

Saiba mais sobre Entorse nos tendões

A entorse nos tendões fibulares do tornozelo - antigamente chamados de tendões peroneais - acontece quando o indivíduo torce o pé para a parte interna.

São dois os tendões peroneais:

- Fibular curto;

- Fibular longo.

Os dois tendões têm a função de contribuir para a flexão da planta do pé e para o movimento de pisada (do calcanhar até o momento em que o pé todo toca o chão). São importantes na estabilidade da tíbio-társica (articulação entre a perna e o pé), além de garantir o equilíbrio lateral do tornozelo e são os primeiros a contrair quando há entorse no tornozelo em eversão (quando o pé vira para a parte de dentro).

A entorse pode ocorrer em um ou nos dois tendões e é classificada como:

- Aguda: causada, na maioria das vezes, por uma entorse no tornozelo em inversão;

- Crônica: associada a instabilidades, artrite reumatoide e outros.

Que podem ser:

- Grave;

- Assintomática.

Em esportes com corrida e deslocações laterais como futebol e basquete, os tendões fibulares são muito exigidos e podem, consequentemente, sofrer lesão. Na corrida, a lesão pode ocorrer devido pisos irregulares, inclinados ou duros, a partir de um forte impacto no momento da pisada. Aumentar rapidamente a frequência ou intensidade dos treinos também podem ser fatores.

O diagnóstico é dado a partir de perguntas ao paciente sobre sintomas, que neste caso são: dor na lateral e parte de baixo do tornozelo, sensibilidade e inchaço, vermelhidão, calor e desconforto, e de exames físicos, constatando o diagnóstico com exames de imagem.

O tratamento é cirúrgico no caso de grandes roturas, fissuras, luxações ou subluxações. Nas demais situações o tratamento deve ser conservador, combatendo a dor e a inflamação com aplicação de gelo e aparelhos específicos além de uso de bota imobilizadora.

A Fisioterapia Desportiva trabalha com a diminuição da tensão sobre os tendões, proibindo andar com pés descalços e fazendo exercícios que não causem dor, trabalhando, posteriormente, os músculos envolvidos sem gerar dor, diminuir o inchaço e hematoma que são comuns em casos de entorse, para que os reabilite completamente e o atleta possa retornar à sua rotina de exercícios e competições normalmente.

O que oferecemos nos tratamentos de Entorse nos tendões: