Em dezembro de 1988 o dia 27 de Novembro foi instituído, pelo Ministério da Saúde, como o Dia Nacional de Combate ao Câncer.
A data é uma boa ocasião para que as entidades de combate ao câncer, como o INCA e o GRAACC, sejam lembradas pela grande importância que têm. Também é muito importante para essas entidades e para toda a população a mobilização na luta contra o câncer.
Câncer é um conjunto de doenças que se desenvolvem a partir do crescimento desordenado de células que penetram nos órgãos e tecidos e podem se espalhar para outras partes do corpo.
Estas células, em alguns casos, são muito agressivas e difíceis de ser controladas, pois podem se dividir rapidamente e assim são formados os tumores (muitas células cancerosas) ou as neoplastias malignas. Em outros casos, um tumor benigno é apenas uma massa de células que se localiza em um lugar e multiplica-se devagar, sendo dificilmente um risco de vida.
As causas do câncer podem vir de dentro ou de fora do organismo e estão relacionadas, 80% a 90% dos cânceres estão ligados a fatores ambientais e são chamados de cancerígenos. Os idosos estão a mais tempo expostos aos fatores de risco, por isso os índices de cânceres malignos nesses são maiores.
Os fatores de risco podem ser ambientais:
- Água, terra e ar;
- Indústrias químicas e relacionadas;
- Alimentos e medicamentos;
- Estilo e hábitos de vida.
E também podem ser genéticos, porém são mais raros.
Os cânceres mais comuns são:
- Câncer de mama;
- Câncer de próstata;
- Câncer de pulmão;
- Câncer de pele;
- Leucemia (câncer no sangue).
O tratamento pode ser feito por meio de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.
A prevenção contra o câncer, principalmente os que derivam de fatores ambientais, não é complicada. Algumas dicas são:
- Não fumar;
- Uma alimentação saudável a base de frutas, legumes, verduras, cereais, salgados e enlatados, ajuda a diminuir os riscos em pelo menos 40%. Ingerir gorduras vegetais como o azeite e o óleo de soja e de girassol, desde que não sejam expostas a temperaturas altas, também pode ser muito bom;
- Consultar um médico em períodos de 6 em 6 mesmes para que os exames de prevenção sejam realizados;
- Não se expor ao sol, principalmente nos horários entre as 10h e as 16h;
- Praticar exercícios físicos;
- Não ingerir bebidas alcoólicas ou pelo menos limitar a quantidade;
- Realizar higiene bucal diariamente e consultar com frequência um dentista.
A Fisioterapia Oncológica em pacientes com câncer que tenham chances de cura tem como objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade funcional de órgãos e sistemas, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico. Os tratamentos fisioterapêuticos adotados dependerão do tipo de câncer, do local que esse se instalou e do paciente, principalmente de seu sistema imunilógico.
A fisioterapia tem início já no pré-operatório com o objetivo de preparar o procedimento e diminuir as complicações. Durante o período de internação o objetivo é prevenir, minimizar e tratar complicações respiratórias, motoras e circulatórias. As dores são as maiores queixas dos pacientes, o fisioterapeuta tem o objetivo de controlar as dores e tratar o paciente em todas as etapas da doença.
A Central da Fisioterapia realiza atendimento para reabilitação de pacientes que tiveram ou têm câncer. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!
Agradecemos pela leitura!
Atenciosamente,
Equipe Central da Fisioterapia